Sunday 3 March 2013

Speakers' corner - Hyde Park

Pertinho da estação de Marble Arch, dentro do Hyde Park, fica a Speaker's corner. Traduzindo pro português seria algo como: Esquina dos oradores. 

Religião é sempre um tema popular.

Esse canto do Hyde Park é uma área onde debates e discussões públicas são permitidas. Os oradores podem falar sobre qualquer assunto, contanto que o conteúdo do discurso seja lícito. Algumas pessoas acreditam que na Speaker's corner você pode falar o que quiser e ficar impune. Mas isso é na verdade uma lenda pois a polícia pode sim intervir caso ache o discurso ilegal. Todavia, a polícia tende a ser um pouco mais tolerante nessa área e é comum ver discussões "pegando fogo" por lá. Os temas são dos mais diversos possíveis mas assuntos mais comuns são, obviamente, política e religião.

Esse orador está sendo feito de palhaço. Provavelmente falando de política.

O orador leva o seu banquinho, escadinha, ou uma caixa mesmo, sobe em cima e começa a discursar. Dentro de poucos segundos o público vai se aglomerando e participando da conversa, apimentando mais ainda as discussões. Quanto mais alguém discorda, mais interessantes fica, cada qual mostrando o seu ponto de vista e motivos. Viva a democracia!



Esse espaço é usado para esse propósito desde o século 19 e já teve a honra de receber muitos famosos como: Karl Marx, Lenin, George Orwell, entre outros.

Mesmo que você não tenha nada a dizer vale a pena ir lá pra ficar observando e escutando as conversas. Quem sabe você também se anima e começa a sua própria roda de discussão?

No comments:

Post a Comment