Wednesday 24 August 2016

Campo de Girassóis na Inglaterra

A Inglaterra está sempre me surpreendendo. Já sabia que não precisávamos ir ate a Provence para ver campos de lavanda (para ler o post sobre os campos de lavanda clique aqui) e agora descobri que não preciso ir ate a Toscana para encontrar um belo campo de girassóis. 


Quando visitei o campo de lavandas em Julho fiquei sabendo que eles também tinham uma plantação de girassóis. Mas como a época da florada é diferente, em Junho tinha muita lavanda, tudo roxinho, mas nada dos girassóis. 

Perguntei na recepção e me informaram que a melhor época para ver girassol é em Agosto. E me aconselharam a seguir a pagina deles no Facebook pois eles iam postar fotos com o progresso do campo, a medida que os girassóis começassem a florescer.  

E assim eu fiz. Fiquei acompanhando a pagina deles e quando começaram a postar fotos com o campo de girassóis floridos eu e a Liliana, do blog Catalogo de Viagens, programamos a visita. Demos sorte pois essa semana fez um super sol, um dia lindo em plena terça-feira. E as terças-feiras, durante o verão,  o campo fica aberto ate as 9pm! Era o dia perfeito.


Saímos do trabalho um pouco mais cedo, umas 16:30, pegamos o trem ate minha casa pois moro no norte de Londres, pertinho da motorway que nos leva ate o campo. Pegamos o meu carro e fomos dirigindo ate la. Da minha casa ate o campo deu mais ou menos 50 minutos. 
Da pra ir de transporte publico, é um pouco mais complicado mas eu vou deixar as explicações direitinho no final do post. 


Chegamos umas 7 da noite e apesar do estacionamento estar bem cheio o campo não estava tão lotado. Demos logo de cara com uma aula de yoga, em frente ao campo de lavanda. Imagina que astral, fazer yoga ao ar livre, de olhos fechados e sentindo o cheirinho da lavanda?
Durante o verão eles tem aulas de yoga por la as terças-feiras e aos domingos. Para participar basta levar o seu tapete e pagar £8. 

Alem da yoga eles também tem programação de cinema ao ar livre. Para saber mais detalhes das datas dos eventos sugiro dar uma olhada no site deles ou na pagina do Facebook

Assim que você entra já vê logo os campos de lavanda. Olhando mais ao fundo você começa ver o amarelo colorindo a paisagem. Como as lavandas ja passaram da época boa, fomos direto ao campo dos girassóis. 

O campo é bem grande e lindo! Eu nunca tinha visto girassol daquele tamanho na vida. São muito altos, com mais de 1,50m e as flores são imensas, do tamanho da minha cabeça (e olha que eu sou cearense!!).


Impossível ver girassóis e não lembrar do Van Gogh. Tive o privilegio de ver alguns dos quadros da serie de girassóis dele, tanto aqui em Londres (na National Gallery) como no museu dele em Amsterdam. Li que na literatura holandesa o girassol é associado à lealdade e devoção, e que talvez seja por isso que ele tenha escolhido pintar essas flores para receber seu amigo querido Paul Gauguin em Arles, na França. No mínimo intrigante, uma flor tão associada à alegria e amizade pintada por um artista conhecido por seus momentos de depressão e solidão. 

Um dos 7 quadros de Girassol que o  Van Gogh Pintou

Ficamos mais de 1 hora "perdidas" no meio do campo, fotografando e curtindo esse presente da natureza. E quando achávamos que não podia melhorar fomos presentadas com um por do sol de cinema, daqueles que vai tingindo de laranja o céu azul, até que a noite vai vencendo aos pouquinhos, apagando os últimos resquícios do sol no horizonte. E a gente ali, fascinada, olhando os girassóis. Deu ate pra entender porque o Van Gogh gostava tanto de pintá-los. 





Se eu, que tava só olhando girassol, viajei desse jeito na hora do por do sol imagina a turma da yoga! Deve ter sido uma experiencia mágica pra eles. 

Saímos quando já estava escuro e o cheiro da lavanda parecia ainda mais forte. Fomos caminhando pro carro inebriadas pelo cheiro. Uma delicia!

Recomendo DEMAIS a visita. É um pouco longe mas a experiencia vale a pena. 


A entrada é paga e custa £4,50 por adulto. Esse valor te dá o direito de colher quantas lavandas couber na sacolinha que eles fornecem. Você também pode colher girassóis, só que eles cobram £0,50 por girassol. 
Acabei sem colher nenhum girassol. Por dois motivos: Fiquei com pena de cortar uma belezura daquelas e, mesmo se cortasse, não teria onde plantar em casa. Eles são enormes, não cabem em vasos normais de flor.  

Como chegar:

De carro

De carro é super fácil. Você vai pela M1 e sai na Junction 10 (sentido Stotfold). Pega a A507 e em 2 milhas você vai começar a ver as placas para Ickleford. Siga essas placas. Quando você chegar na vila de Ickleford a fazenda vai estar a sua esquerda.
Pra quem tem GPS/navegador, é só colocar o post code SG5 3UA. Não tem erro. 

De transporte publico.

Vá para a estação de trem de King's Cross e pegue o trem que vá para Peterborough. Ande 9 paradas nesse trem, aproximadamente 49 minutos e desça em Arseley.
Saia da estação, atravesse a rua e procure a parada em frente ao pub The Old Oak.
(Na imagem abaixo eu marquei em amarelo a estacao de Arseley e o pub The Old Oak)


Pegue o ônibus 72 na parada em frente ao Pub. Ande 11 paradas (mais ou menos 8 minutos) e desça na parada de nome "The Green. (Programe-se com antecedência pois o ônibus passa a cada 60 minutos!)
No mapa abaixo eu marquei em amarelo a parada de ônibus onde você vai descer (lado esquerdo no mapa) e ao lado direito fica a fazenda.



Outra opção seria pegar um taxi da estação de Arseley ate a fazenda. Dessa forma você não fica preso ao ônibus. Como é pertinho, acredito que não vão cobrar mais do que £10 pela jornada. 

E se você ta com viagem marcada pra Londres durante a época da florada do girassol e quiser um passeio guiado, é só entrar em contato comigo. Faco passeios guiados por Londres e arredores. 










6 comments:

  1. babei nesse passeio, tão legal saber que tem esse tipo de coisa tão pertinho da gente!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Demais, Helo. Essa cidade nao cansa de surpreender a gente.

      Delete
  2. Que lugar maravilhoso! Eu acompanhei os snaps no dia e fiquei encantada! Thais, eu adoro seus snaps! Parabéns pelo lindo blog! 😘

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lu! Obrigada!! O dia desse passeio foi lindo mesmo, um por do sol inesquecivel. Fiz ate um live no Facebook nesse dia. :)
      Obrigada pelo comentario. Beijos

      Delete
  3. Eu fui nesta fazenda linda amei

    ReplyDelete