Tuesday 10 December 2013

15 motivos para conhecer Londres no inverno

Muita gente não gosta da idéia de vir a Londres no inverno e o maior medo das pessoas é ele, o tão temido frio.

Kensington Garden com o lago quase congelado

Não vou mentir pra vocês, é frio sim! Mas nada que um bom casaco, luvas, gorro, calca térmica e tudo o mais que você tiver direito não amenize. E além do mais, é uma época linda e super charmosa para visitar Londres.





Ainda não tá convencido? Pois eu elaborei uma lista com 15 motivos pra fazer você mudar de idéia.


1 - Visitar o Winter Wonderland.



Entre o final de Novembro e inicio de Janeiro, o Hyde Park vira o endereço do Winter Wonderland. Uma atração para toda a família com direito a roda gigante, pista de patinação no gelo, mercados temáticos de natal,  casa do Papai Noel, circo e até uma área que recria uma vila da Bavária, com cervejas e comida alemã. É diversão garantida para todas as idades. E o melhor, a entrada é gratuita mas algumas das atracões (como a roda gigante e pista de patinação) são pagas. Para mais informações é só clicar no link do Winter Wonderland.

2 - Patinar no gelo

Basta esfriar um pouquinho e elas aparecem: as pistas de patinação. São varias opções em locais diferentes espalhadas pela cidade, cada uma com seu charme. As minhas favoritas são:


Pista da Somerset House



Pista da Torre de Londres



Cada uma num ponto diferente de Londres para você escolher qual se encaixa melhor no seu roteiro. A entrada é paga e eu aconselho reservar com antecedência pois elas são super concorridas. Risos e quedas são garantidos!

3 - Ver um musical

Tá frio lá fora? Aproveita pra se esquentar num teatro assistindo um dos vários musicais/peças que a cidade oferece. 

Rei Leão

Tem para todos os gostos e as produções são de tirar o fôlego. O clássico O Fantasma da Ópera, a super produção de O Rei Leão, as danças de Billy Elliot, a história de amor de Once,  a mágica do Wicked, as batucadas do STOMP,  as gargalhas do The Book of Mormon e por aí vai..


4 - Museus e mais museus

Uma das melhores pedidas do inverno é curtir um bom museu. E não há cidade melhor no mundo pra você fazer isso. Além de Londres ter inúmeros museus sensacionais, a maioria deles tem entrada gratuita. Isso mesmo! Seja pra ver Picasso e Miró no Tate Modern, Monet e Van Gogh na National Gallery, Rembrandt e Turner no Tate Britain, estudos do Darwin no National History Museum, a Pedra de Roseta no Museu Britânico: você não vai pagar um centavo. Alias, nenhum penny. 

Museu de História Natural


5 - Ver a decoração de Natal da cidade

Seja na Oxford, Regent ou Carnaby Street, em Covent Garden, Piccadilly ou ate mesmo só apreciando as lindas vitrines da Selfridges, Londres fica LINDA decorada para o Natal. É quase magico.

Carnaby Street em 2011


6 - Mercados de Natal

Londres é cheia de mercados mas nessa época do ano eles montam uns temporários só para o Natal.
A área de Southbank, que fica na calcada da London Eye, tem um maravilhoso. São chalezinhos de madeira enfileirados, vendendo presentes, bebidas e comidinhas de natal.

Mercado de Southbank
Pra aliviar o frio a sugestão é tomar um copo de "mulled wine", um vinho quente temperado com cravo, noz moscada, canela, anis e "otras cositas mas". Essa bebida é super tradicional no inverno inglês, especialmente na época do Natal.


7 - Visitar os estúdios do Harry Potter decorados para o Natal

Essa é pra quem é fã! Durante o inverno os estúdios da Warner Brothers são transformados num cenário de Natal, com mesas montadas para a ceia, árvores de natal, decorações e também estão expostas roupas e presentes de natal que foram usados nos filmes da franquia Harry Potter.


Pra ficar ainda mais especial uma réplica do Castelo de Hogwarts vai estar coberto de neve.
Para mais informações, é só clicar aqui.


8 - Boxing day

Dia 26 de Dezembro é o feriado de Boxing Day aqui na Inglaterra. O Boxing Day está para os Ingleses assim como a Black Friday está para os Americanos. É o dia das promoções malucas, ideal pra quem quer fazer compras por aqui. Mas vá preparado, as lojas ficam lotadas e é meio caótico. Mas pra quem não perde uma promoção por nada nesse mundo, vale o sacrifício.

Boxing Day na Selfridges

9 - Reveillon

A queima de fogos em Londres é espetacular! Ano passado foi de encher os olhos, lindos fogos com acompanhamento musical e eu garanto que esse ano eles também não vão decepcionar.



 Pra quem quer assistir lá no burburinho (London Eye/Big Ben) programe-se com antecedência e compre o ingresso no site www.london.gov.uk . Leve uma garrafa de vinho pra esquentar e uma de champanhe pra comemorar a virada do ano.

Pra quem quer (e pode) gastar um pouco, uma opção é ir para uma festa num barco no Tamisa. O barco vai ter mais estrutura (banheiros, bares e comida) e também uma vista privilegiada da London Eye na hora dos fogos.
Os links abaixo contem mais informações sobre as festas de barco:

E pra quem quer (e pode!) gastar ainda mais as minhas sugestões são:



Visual do Sushi Samba

Os dois bares tem vistas incríveis da cidade e prometem uma festa bem animada. Pra começar 2014 com o pé direito!!

10 - Usar o metrô de graça

Entre 23:45 do dia 31 de Dezembro ate as 4:30 do dia 1 de Janeiro o metrô é gratuito! Então não precisa se preocupar como você vai chegar no hotel depois da sua festa de reveillon. Pode ate deixar o oyster card (passe do metro) em casa. Nesse horário o metro é por minha conta! :)

Oyster Cards

11 - Ano novo Chinês

O ano novo Chinês cai em datas diferentes todos os anos, mas sempre entre os dias 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro. Normalmente, ele cai na segunda lua nova depois do solstício de inverno.
Como toda cidade cosmopolita, Londres tem uma grande comunidade chinesa e a celebração do ano novo chinês em Londres é a maior do mundo fora da Asia!

Chinatown no Ano Novo Chinês




O evento começa com um desfile na Charing Cross Road e Shaftesbury Avenue as 10am. O palco principal será montado na Trafalgar Square e contara com artistas chineses. Obviamente, Chinatown também celebra a data. O evento contará com barraquinhas de comida tradicional e artesanato.
Mais informações aqui.

12 - Neve!

Eu não sei vocês mas eu NUNCA tinha visto neve na vida antes de morar aqui. E eu sou daquelas matutas, que todo ano quando cai a primeira neve do ano eu ligo acordando meus amigos só pra dizer: vai pra janela, tá nevando!! 

Turista passa por cada situação...

E fico olhando , batendo foto e achando lindo ate enjoar e querer o verão de volta. Todo ano faço isso. E Londres fica linda quando neva (e quando chove, e quando faz sol, e quando tem tempestade e quando chove canivete, etc.).
O inverno traz essa oportunidade pra você fingir que tá num filme de natal da Sessão da Tarde, andando pela paisagem branquinha, fazendo boneco ou guerra de neve. 


Sem contar que é super romântico, ne? Pra quem planeja vir a Londres com seu par nada mais romântico do que ver neve.



13 - Valentine's Day

Já que estamos falando de romance, que tal passar o Valentine's Day em Londres, abraçadinho para esquentar do frio? Dia 14 de Fevereiro é comemorado o dia dos apaixonados aqui na Inglaterra (e em outros países também) e os restaurantes oferecem um cardápio especial para esse dia, decoram o ambiente com pétalas de rosa, tudo para proporcionar uma noite especial para você e seu par. Altamente recomendável reservar o restaurante com antecedência pois nesse dia todos os restaurantes ficam lotados de casais apaixonados. 

Para uma surpresa ainda mais especial, que tal reservar uma capsula inteira da London Eye, com champanhe e chocolates só para vocês 2? 

Ideal para um pedido de casamento! <3
A London Eye oferece esse pacote! Pra quem tem interesse, você pode achar mais informações aqui.


Ou então um jantar no badalado restaurante da Oxo Tower, curtindo uma vista incrível de Londres?



14 - Shrove Tuesday ou Pancake Day.

Aqui na Inglaterra a Terça Feira que antecede a Quarta feira de Cinzas é chamada de Dia da Panqueca. Eh tradicional servir panquecas, tipo crepes, seja doces ou salgadas (ou as duas!) nesse dia.

Dani e Deborah na Kensington Creperie

Conheço 3 creperias aqui de fazer qualquer Francês babar:



My Old Dutch Pancake House - http://www.myolddutch.com/


15 - Ir para Stonehenge no equinócio de inverno (último dia de inverno)

A palavra equinócio significa noites iguais. Nesses dias, o dia e a noite duram o mesmo tempo. Esse fenômeno acontece duas vezes ao ano (Março e Setembro). Em Março essa data marca o fim do inverno e inicio da primavera. 

Stonehenge é um monumento pré histórico que até hoje ninguém sabe explicar ao certo o porque de sua construção. Uns dizem que era usado para fins astronômicos, outros dizem que era um templo religioso e há quem diga que o monumento tem ligação com magia, fenômenos sobrenaturais. 



O certo é que hoje ir a Stonehenge virou uma espécie de peregrinação para os mais místicos. E nessas datas especiais (solstícios e equinócios) muita gente decide ir pra lá em busca de uma viagem espiritual. 
Se você não curte muito esse tipo de "viagem", a ida pra Stonehenge vale a pena do mesmo jeito. É muito impressionante ver o monumento, que dizem estar ali desde antes de Cristo, no meio do nada. 

Tentei colocar aqui sugestões que agradassem gregos e troianos, mas acabo sempre esquecendo de alguma coisa. E vocês, indicariam mais alguma coisa? Consegui convencer voces de que vale a pena vir a Londres no inverno?

Se eu fiz sua cabeça e agora você quer aproveitar e agendar um passeio com uma guia brasileira em Londres é só mandar um email para thaisemlondres@gmail.com para combinarmos. 






5 comments:

  1. E eu que estava tristonha por ir viver para Londres no Inverno! Este post animou-me! Gostei do blog*

    ReplyDelete
  2. E eu que estava tristonha por ir viver para Londres no Inverno! Este post animou-me! Gostei do blog*

    ReplyDelete
  3. Que bom saber que Londres tem atrações que espantam o inverno!

    ReplyDelete
  4. Oi Thais, meu marido leu que no inverno só faz uma hora e meia de sol em Londres. Eu duvidei, e muito!! Já que vc vive aí poderia esclarecer? Quantas horas o sol aparece por dia digamos no periodo entre Natal e Ano Novo, que seria o inicio do Inverno? ótimo blog!! Bjs Leticia

    ReplyDelete
  5. Toda glória seja para Deus por este maravilhoso testemunho! Sou Stella Andre do Brasil. Eu estava tendo sérios problemas de relacionamento com meu marido e ele não estava mais comprometido comigo e com nossos filhos, quando perguntei qual era o problema que ele me disse que se apaixonou por mim e queria o divórcio e eu estava tão partido, chorei o dia todo e a noite, que resultou em ele se mudar para o apartamento do amigo. Tudo piorou porque ele começou a ir a bares e clubes de strip com frequência com seu amigo, ficando bêbado e desmaiando. Ele sempre me ameaça ao telefone sempre que eu ligo para ele por causa de todos os maus conselhos que seu amigo lhe deu. Eu realmente o amo e estávamos casados há 8 anos, o que nos deu uma linda filha e um filho. Eu também tinha perdido muito dinheiro em terapeutas até que fui apresentado ao DR. BALBOSA por um amigo que ele ajudou a se casar com seu namorado de infância, isso me deu total confiança e força para recuperá-lo. BALBOSA me pediu para fazer e também segui todas as instruções dadas a mim pelo DR. BALBOSA para minha maior surpresa depois de 48 horas meu marido me ligou e correu de volta para casa com um carro novo marrom para mim e nossos filhos... as coisas mudaram entre nós emocionalmente, eu era a mulher mais feliz do mundo naquele dia. meu marido agora tem um bom emprego e parou de beber e ele parou de manter amigos irrelevantes. É um milagre que eu nunca acreditei ser possível porque eu tinha perdido toda a esperança até que eu encontrei dr. BALBOSA ... contatá-lo hoje e recuperar seu amor, posso garantir que.... entre em contato com ele em seu e-mail em:balbosasolutionhome@gmail.com e WHATSAPP +2347048047728.. . Boa sorte...

    ReplyDelete