Sunday 10 March 2013

Quem disse que museu e criança não combinam?

Hoje visitei 2 museus, o Museu Britânico e o Museu do Transporte, e o que mais me chamou atenção foi a quantidade de crianças curtindo o passeio com o pais. Já que hoje o dia tava bem frio e as atividades ao ar livre ficam restritas, os museus estavam lotados.

Irmãozinho também tem que ajudar!




Aqui é muito comum você ver pais com filhos nos museus, explicando as histórias, os artistas, a importância histórica e Londres, felizmente, é uma cidade que oferece vários museus, todos com programações infantis.


No Brasil a gente tem aquela ideia que museu é entediante, que é programa pra "gente grande" e raramente incluimos as crianças nesses passeios. Mas eu discordo com essas afirmações e acho que o museu pode sim ser ser um lugar divertido, estimulante e muito interessante pra crianças. 


O Museu Britânico tem uma programação mensal especialmente voltada para crianças, totalmente gratuitas. Algumas das programações previstas pro mês de Março e Abril, incluem:

* Crie um personagem Maia de história em quadrinhos: Fotografe partes do museu, na ala mexicana e transforme em uma tirinha. Depois é só imprimir e levar pra casa.

* Workshop de jogos de cartas: Aprenda sobre os jogos de cartas ao redor do mundo,trabalhe com um designer profissional de jogos e crie um jogo personalizado pra levar pra casa.

* Reporter de museu: Vire reporter por um dia e siga pistas espalhadas pelo museu.

Grupo reunido estudando as pistas.

E a minha favorita, Noite no Museu. Pra participar dessa, você tem que ser "amigo do museu". Ou seja, pagar uma anuidade de £18. Você terá direito, dentre outras coisas, a participar de 6 "sleepovers" por ano. 
Quero voltar a ser criança pra participar dessa!
As crianças dormem no museu no sábado a noite e no domingo, antes do museu abrir pro resto do publico, elas tem a chance de explorar tudo com mais calma e sem multidão. 

A lista completa dos eventos infantis pode ser encontrada aqui.


3 comments:

  1. Excelente dica.
    Wladyr

    ReplyDelete
  2. Museu e para todos mesmo, ainda ontem, visitamos o museu da ciencia em Londres , e as minhas criancas adoraram ...mt coisa para explorar mesmo para as criancas, recomendo muito uma visita la ;-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. o museu da ciencia, na minha opinião, é o melhor de todos pra levar crianças. Muito bom!

      Delete