Thursday, 30 January 2014

Um ícone ameaçado

Assim como o Big Ben, os ônibus de 2 andares e os táxis pretos, as cabines de telefone vermelhas são símbolos incontestáveis de Londres.



Mas como justificar mantê-las numa época onde todos possuem telefones celulares?

Dados recentes mostram que os números de ligações feitos das famosas cabines caíram 80% nos últimos 5 anos e que hoje temos apenas 48.000 delas espalhadas pelas ruas, menos da metade do que tínhamos há 10 anos atrás.

E a cada avanço tecnológico da telefonia a tendencia é que esses números caiam ainda mais, colocando em risco a existência desse simbolo tao conhecido, já que vai  ficar caro mantê-las apenas como enfeites da cidade.

Essa modernização da telefonia acabou tornando esse famoso ícone em um item obsoleto. Atualmente, uma das maiores utilidades delas é servir de mictório para os bêbados apos as baladas.

Os Ingleses, apesar de admitirem não usar as cabines com frequência, não querem se despedir delas. Alguns dizem que se elas desaparecessem seria tao trágico quanto se o Empire State sumisse de New York.


Para tentar reverter essa situação e salvar esse ícone da extinção a BT (British Telecom) lançou um programa chamado "Adote uma cabine". Com preços a partir de £1,comunidades locais podem adotar uma cabine e transformá-las em outras coisas.

A BT remove o telefone e deixa a cabine prontinha para ser transformada. Desde 2009 mais de 1,500 cabines foram adotadas e convertidas em galerias de arte, floriculturas, mercadinhos e a mais popular de todas as ideias: livrarias!



Essas livrarias ficam abertas para qualquer pessoa que quiser pegar um livro ou um DVD. A unica condição é que você deixe um livro/DVD em troca, mantendo a livraria sempre abastecida.


Moradores de um vilarejo de Cambridgeshire (Shepreth), revoltados porque o único pub da região havia falido, transformaram uma cabine em um pub por uma noite apenas. A população queria mostrar para as autoridades que eles precisam ter um pub na area!  


Olha a fila do pub!

Designers também estão se esforçando e transformando as cabines em verdadeiras obras de arte.

Eu quero esse sofá! 

Escultura em Kingston


E você, qual seria sua ideia para salvar esse ícone tao britânico?

No comments:

Post a comment