Sunday 3 November 2013

Remembrance Sunday (Domingo da Lembrança)

No Reino Unido todo segundo domingo do mês de Novembro é comemorado o "Remembrance Sunday", que é o domingo mais próximo do dia 11 de Novembro. A data escolhida é em homenagem ao cessar fogo da primeira guerra mundial que aconteceu no dia 11, do mês 11, às 11 horas.



Nesse dia autoridades, membros das forças armadas, veteranos de guerra e membros da família real dirigem-se aos memoriais de guerra levando uma coroa de papoulas para homenagear as vidas que foram perdidas nas duas guerras mundiais.

Aqui em Londres a cerimônia acontece no Cenotáfio em Whitehall. Às 11 da manhã em ponto, soldados da cavalaria real disparam tiros para que se inicie 2 minutos de silêncio. Ao final dos 2 minutos os tiros são novamente disparados e só depois disso as pessoas podem começar a deixar as coroas de papoulas no monumento. Quem tem a honra de colocar a primeira coroa é, claro, a Rainha. 

Rainha no Cenotáfio

Depois que a rainha inicia a cerimonia começa uma marcha com a banda do exército tocando ao vivo seguido pelos veteranos de guerra. Cada grupo que passa pelo cenotáfio vai deixando a sua coroa.

Depois de ser inundado com as coroas.

Durante essa época do ano é comum ver gente usando uma papoula (poppy) nas roupas. A papoula é o símbolo da Legião Real Britânica, que é uma instituição de caridade que ajuda membros e ex membros das forças armadas daqui, incluindo suas famílias e dependentes. 

Membros da família real na cerimônia do ano passado.

Em todos os shoppings, estações da cidade você encontra voluntários vendendo as papoulas. Não há um preço fixo, cada qual colabora com o que pode. Durante as primeira semanas de Novembro é raro ver alguém, principalmente na "city" (distrito financeiro da cidade), que não esteja usando uma. Até nos programas de televisão todo mundo aparece com a papoula na roupa. 

Celebridades usando uma versão estilizada das papoulas.
Eu e a versão simples.

É uma causa que a população britânica abraça sem restrições, seja comprando as papoulas ou enfrentando o frio de Novembro para assistir a cerimônia ao vivo no Cenotáfio. Quem quiser acompanhar mas quer evitar o frio e a lotação do centro da cidade a BBC faz a transmissão anual do evento.

Voluntário e veterano de guerra vendendo as papoulas.

1 comment:

  1. Show!!!! As papoulas sao lindaaaas! Bem diferentes!!!

    ReplyDelete