Thursday, 4 July 2013

Por que visitar Londres no verão?

Todos concordam que visitar Londres em qualquer época do ano é maravilhoso. Mas o verão, numa terra que é conhecida pelo céu cinzento, é especial. Pra quem mora aqui é definitivamente a estação mais aguardada do ano e muitos turistas também decidem aproveitar a capital inglesa nessa época do ano. 

Mas por que vir a Londres nessa época é tão especial? Listei alguns motivos para tentar convencer vocês de aproveitar o verão por aqui. A lista é pessoal, mas aceito sugestões. 

1 - Os dias são mais longos. No verão o sol se põe depois das 21:00 então você pode esticar o seu passeio ate mais tarde e aproveitar todas as atracões turísticas, bater foto antes de anoitecer.

Por do Sol as 21:00 em Camden Town

Curtir um céu azul em Londres é coisa rara!

2 - Parques, parques e mais parques. É a época ideal para explorar os parques da cidade: o famoso Hyde Park, Green Park, os pássaros do St Jame's, as flores do Regent's Park, os lagos do Hampstead Heath, a vista do Greenwich Park, os animais do Richmond Park, o jardim botânico do Kew Gardens, enfim, a lista é interminável, cada um com suas particularidades, espalhados por todos os cantos da cidade. Deitar na grama de um parque, tomar um sorvete, se refrescar nas fontes é uma das atividades mais simples e prazerozas do verão.

St Jame's Park

3 - Sair com roupas leves. Nada de casaco, luvas, cachecol e meia térmica! Pra quem vem do Brasil, não precisa se preocupar em comprar roupas de frio.Verão é época de abusar das t-shirts, vestidos, saias e sandálias. No máximo uma jaquetinha, pra quando o sol se por. 


4 - Passeios de barco. Com o clima favorável, aproveite para fazer passeios de barcos saindo de Westminster ate Greenwich ou até Hampton Court. As rotas, horários e preços você encontra nesse link. Ou então fazer uma Duck Tour, em carros que foram usados no Dia D na segunda guerra mundial, fazendo um passeio pelos principais pontos turísticos e depois entrar com carro e tudo no Tamisa. Diversão pra família toda.

Duck Tour, saindo do Rio e voltando para as ruas. 

5 - Visitar o Buckingham Palace. Todo verão o Palácio de Buckingham abre as portas para os turistas. É a chance que temos de ver por dentro as escadarias, salas de jantar, salas de reuniões, escritórios, o jardim do palacio e a extensa coleção de arte.  



6 - Visitar Stonehenge.  Os visitantes do mais famoso monumento pre-histórico da Inglaterra normalmente nao podem tocar nas pedras, pois só as veema partir de uma trilha marcada no parque, um pouco distante das pedras. No entanto, no solstício de verão, o dia mais longo do ano, acontece um evento gratuito onde a área é liberada e os visitantes circulam entre as pedras, celebrando o Sol e a natureza. A comemoração dura até a manhã do dia seguinte. Ideal para os amantes da natureza, neo-hippies ou apenas curiosos.

Stonehenge no solsticio do verão

7 - Aproveitar os Beer Gardens e tomar Pimms. Todo pub que se preze, deve ter um jardim. Por menor que seja, durante o verao todos se amontoam pra tomar uma cervejinha no jardim do pub. E já que estamos em Londres, por que não aproveitar a melhor bebida inglesa do verão? Pimm's é a cara do verão. É só misturar um terço do licor, com 2 terços de limonada, colocar rodelas de pepino, laranja, morango, menta e gelo (pode adicionar qualquer fruta da sua preferência). E pronto! Delicioso e refrescante.

Pimm's no Borough Market

8 - Assistir uma peça ao ar livre. Quem precisa de West End se temos teatro ao ar livre no Regent's Park? Todo verão o Open Air Theatre  exibe diferentes peças para todos os gostos. Entrando no site deles você vera mais informações sobre horarios e temas. Os preços variam entre £25 e £55. Além do Regent's Park, temos também o já tradicional Shakespeare's Globe, exibindo peças do barbado mais famoso da Inglaterra com ingressos a partir de £5, uma barganha! 

Shakespeare's Globe

9 - Assistir um filme ao ar livre na Somerset House. Já virou tradição o cinema ao ar livre da Somerset House. Tudo bem, os filmes geralmente não são lançamentos e sim clássicos do passado, mas quem resiste a um telão de cinema num lugar desses? Mais informações aqui.



10 - Os festivais de música. São vários, no interior da Inglaterra e em Londres mesmo. O mais famoso, sem duvida, é o de Glastonbury que sempre tem a melhor line-up de todos! Clicando no link você vê a programação desse ano.

O palco Piramide de Glastonbury - o mais prestigiado.
Os festivais que acontecem no interior, pedem uma boa programação. Os ingressos são vendidos com bastante antecedência e o esquema é acampar! Chegar cedo pra pegar o melhor lugar pra armar a barraca e torcer pra não chover muito. Muita chuva e lama são características tradicionais de Glastonbury. Pra quem ja passou da idade ou não tem mais paciência pra acampar (eu!), o ideal é aproveitar os festivais que acontecem em Londres mesmo, curtir bem a noite e voltar pro conforto da casinha no final da festa.  Um bom festival em Londres é o British Summer Time Festival, que acontece todos os anos no Hyde Park e a noite termina cedo (meia noite, mais ou menos), deixando tempo suficiente pra voltar tranquilo pra casa na mesma noite.



11 - Ir a London Eye no final do dia - Durante o verão a London Eye fica aberta ate as 23:00. Perfeito pra quem quer aproveitar bastante o sol e terminar o dia vendo Londres do alto, a noite.



12 - Wimbledon. Todo verão os maiores atletas de tênis da atualidade marcam presença no campeonato de tênis mais charmoso do mundo. Os ingressos são escassos e é preciso muita sorte e um bom planejamento, pois existe uma espécie de sorteio para venda. De qualquer forma, todos os anos são disponibilizados ingressos no dia, pra quem chegar cedinho. Mas é cedinho mesmo! Tem gente que acampa, vira a noite por lá pra tentar garantir o seu para o dia seguinte. No ano que eu fui, cheguei umas 6:00 da manhã e só consegui entrar umas 11:00. Mas vale a pena a visita! A arena é linda, imensa, com mais de 19 quadras, restaurantes, museu, bares e é tudo tão chique e tradicional que você entra na onda. Comer morangos com creme e tomar um Pimm's, comida e bebida tradicional do campeonato, é essencial. Dia perfeito para os amantes de esporte. Mais sobre Wimbledon aqui.

Publico lota o complexo de Wimbledon todos os anos.

13 - BBC Proms. Durante 8 semanas do verão o Royal Albert Hall é invadido por um festival de música clássica super tradicional inglês, que acontece desde 1895. Na ultima noite de Proms, além do show do Royal Albert Hall, acontece um no Hyde Park, ao ar livre. Ideal para os amantes de música clássica ou pra quem quer experienciar uma típica noite inglesa.



14 - Nao perder a troca da guarda.  Para alegria dos turistas, especialmente os que vão passar pouco tempo aqui, nessa época do ano a troca da guarda acontece todos os dias, exceto os dias de mau tempo. Enquanto no inverno, a troca acontece um dia sim, outro não.


15 - Passear pelo Southbank. Caminhar pelo Southbank é maravilhoso em toda época do ano, com vistas de tirar o fôlego do parlamento e o famoso Big Ben. Porém, durante o verão, essa área localizada ao sul do rio Tamisa, abriga festivais, barraquinhas de comida, artistas de rua, troca-troca de livros, shows de comédia, musica ao vivo, teatro, dança, etc. A programação completa desse ano você pode ver aqui.



Espero que vocês tenham gostado da minha listinha, tem para todos os gostos e bolsos. Alguma sugestão pra eu adicionar  à minha lista?

Deu pra convencer vocês de visitar Londres no verão? Se sim e você precisar de uma guia pra lhe acompanhar, mostrando cada cantinho da cidade é só entrar em contato comigo através do Thais em Londres.


3 comments:

  1. Olá Thaís! Que post genial! Já se vê que você é muito bem informada, gostei muito das recomendações sobre cada tópico! Parabéns! Encontrei seu blog, pois também sou fã de Londres, morei aí por um tempo e sou apaixonada pela cidade!! Abraços
    Flávia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Flavia, muito obrigada! :) Você, como morou aqui, deve entender dessa doença que eu sofro: amor por Londres.

      Delete
  2. Sensacional Thais! Lendo, parecia que estava revivendo o Verão de 2009 em que estive ai. Amo de Paixão este país. O meu maior sonho é um dia poder estar revivendo alguns momentos maravilhosos em que vivi neste país. Parabéns e Obrigado por nos proporcionar lembranças agradáveis.

    ReplyDelete