Esse domingo decidi visitar a Courtauld Gallery, que é uma galeria de arte localizada na ala norte da Somerset House. Já tinha visitado a Somerset House várias outras vezes, mas nunca tinha parado pra explorar essa galeria em particular.
Interior da Somerset House |
Já tem um tempinho que estou programando essa visita pois desde Fevereiro eles estão sediando a exposição "Becoming Picasso" (Tornando-se Picasso). Como boa brasileira que sou, deixei quase para os 45 do segundo tempo e fui lá domingo passado. A exposição termina dia 27 de Maio então, quem quiser ver, ainda dá tempo.
A exposição em si é focada apenas no período inicial da carreira de um dos pintores mais importantes e influentes do mundo. A exposição divide o ano de 1901 em duas fases: o primeiro semestre, dando ênfase na exposição em Paris, que apresentou o jovem Picasso, de apenas 19 anos, ao mundo; e o segundo semestre, onde inicia-se a famosa fase azul do pintor. Muito antes dele tornar-se o mestre do Cubismo.
Auto retrato - Mais espanhol impossível. |
É gritante a diferença entre as duas fases. A primeira, muito vibrante, pinceladas rápidas, cheias de vida e de cores, recheada de um "calor espanhol". É notoria a excitação do jovem pintor, recém chegado em Paris, encantado com a cidade, mais especificamente Montmartre, com suas famosas dançarinas de cancan e a boemia.
Dwarf dances - Dançarina anã |
Já a segunda é bem mais melancólica, com tons sombrios, pinceladas mais pesadas, usando variações da cor azul. Picasso havia perdido um amigo íntimo recentemente e isso o afetou profundamente, inspirando-o a criar suas obras com temas mais tristes.
Casagemas in his coffin - Casagenas no caixão |
Gostei muito de ver esse lado do Picasso, pois na minha ignorância eu só associava à ele a fase Cubista, então foi como uma redescoberta de um pintor que eu achava que conhecia. A exposição é dividida em apenas 2 salas, não se perde muito tempo, ideal pra quem tem os dias contados na capital inglesa. Recomendo demais a visita, quem gosta de arte não pode deixar de ver.
Child with a Dove - Criança com a pomba |
Aproveitando que estava na galeria, fui explorar o resto dela, a coleção permanente. Uma das coisas boas de morar aqui em Londres é que quando você acha que conhece bem a cidade, ela vem e te dá uma rasteira.
Linda escadaria da Courtauld Gallery |
Você se depara com uma coisa que estava ali na sua cara o tempo todo e você nunca tinha visto. Foi assim com essa galeria. Não sei quantas vezes passei por lá sem saber que ali dentro tinha tantas obras de artes importantíssimas e de artistas renomados.
Aréa dedicada aos Renascentistas |
Apesar de ter uma àrea dedicada aos renascentistas, o forte da galeria são os impressionistas, na minha humilde opinião, a fase mais bonita!
Lá você vai ver quadros de Cezanne, Monet (meu preferido), Renoir, Manet, Seurat, Gauguin e Van Gogh. Há também quadros de Modigliani, Botticelli e esculturas de Degas e Rodin.
Monet - Vase of Flowers (VTaso de plantas) |
The Monagne Sainte-Victoire - Cezanne |
E pra quem é tiete ou blogueiro(a), a galeria permite fotografias, contanto que o flash não seja utilizado. Então da pra levar pra casa uma foto de lembrança ao lado do auto retrato do Van Gogh, que tal?
Auto retrato - Van Gogh |
O tamanho dela é perfeito, apenas 15 salas divididas em 3 andares. Quando você começa a cansar de ver quadro e ler as explicações, já acabou.
Sem contar que o prédio é lindo e a localização da galeria é ideal para os visitantes, na rota dos turistas, 5 minutos de caminhada da Trafalgar Square. No final da visita, aproveite pra tomar um café, ou uma cerveja, no terraço com vista pro Tâmisa.
O ingresso custa apenas £6 e vale cada centavo! Se ainda tem dúvidas, o site oferece uma tour virtual, é só clicar aqui.
The Courtauld Gallery
Somerset HouseStrand London WC2R 0RN
Oii!
ReplyDeleteadorei o seu blog e fiquei encantada com as tuas dicas!!
estou indo para Londres em Julho e vou ficar por 1 mês por lá.
vou fazer um curso de moda na Universidade de Artes de Londres (UAL).
Vou morar com 11 meninas (e fiquei meio apavorada quando vi um dos seus posts dizendo que vc morou com 11 meninas e não foi como vc imaginava).
é a minha primeira viagem para Europa, você tem alguma dica importante?
Muito obrigada!!
Márcia
Oi Marcia! Brigada! :)
DeleteOlha, devo confessar que essa época que eu morei com 11 pessoas foi uma das mais divertidas aqui em Londres. Apesar da confusão e desorganização foi uma época muito bacana. E acho que é praticamente um rito de passagem, todo mundo que vem pra ca deveria passar por isso! A única dica que eu tenho pra te dar é que você aproveite ao máximo o que essa cidade oferece. Se tua área é moda, aqui é um prato cheio! Não deixe de ir no Victoria and Albert!
Filha, cada vez que leio seus comentarios fico tão orgulhosa e feliz de ver que de alguma maneira eu estou em voce principalmente ao sentir a sensibilidade que vc desenvolveu em relação as artes. Sem contar que seus coment5ários são muito bem escritos. Devo tambem dizer o quanto Londres colaborou para que vc tivesse esse olhar sobre elas(as artes).Por este motivo , embora a saudade seja grande, sinto-me mais conformada com sua distancia . Beijo da mãe orgulhosa.
ReplyDeleteMuito obrigada pelas dicas adorei!!
ReplyDeleteVou aproveitar tudo ao máximo :)
Bjs
Marcia
Até eu que não tenho conhecimento e interesse em artes fiquei encantada com seus comentários, fotos e dicas! Dá mta vontade de conhecer! Bjs Camila
ReplyDelete