Thursday 23 August 2012

Londres e a pressa no metrô

São mais de 8 milhões de habitantes e eles têm pressa. O transporte público é eficiente, rápido e confiável mas mesmo assim os Londrinos reclamam, fazem cara feia, não querem que absolutamente nada atrapalhe as suas jornadas.

Já nas escadas rolantes das estações nota-se. O lado esquerdo é pra quem tem pressa e vai andar na escada. O lado direito é reservado pra quem vai ficar parado, esperando o tempo normal da escada. Nem ouse ficar parado do lado esquerdo! É quase um crime. E inafiançável!! (Exagerando, claro.)

Nas escadas rolantes deixe sempre o lado esquerdo livre para quem tem pressa.


Chegando à plataforma os mais "manjados" já se posicionam exatamente nos locais onde as portas vão abrir. Assim não desperdiçam um só segundo e tem mais chances de entrar no trem. Se o trem chega lotado eles tentam de qualquer forma se enfiar nele. Eles batem na janela, pedem para os passageiros  afastaram e usarem todo o espaço do trem, forçam a entrada até mesmo quando a porta já está fechando arriscando até um acidente. Fazem isso tudo mesmo sabendo que o próximo virá em 2 minutos.

Estação de Bethnal Green - rush hour


Uma vez dentro do trem, por mais lotado que esteja, fica "cada um no seu quadrado", ouvindo seu mp3 player, lendo um livro ou o jornal. Dificilmente alguém vai encostar em você a não ser que o trem pare inesperadamente. É uma arte que os Londrinos dominam como ninguém. 

Cada um na sua, com a leitura de sua preferência. 


9 comments:

  1. vida moderna : tempo curto,individualismo.Em outras palavras, cada um por si.

    ReplyDelete
  2. Thais adorei saber esta curiosidade sobre o uso do lado esquerdo na Inglaterra. Mammy

    ReplyDelete
  3. as vezes eu acerto colocar meu nome ,outras vezes é uma complicacao, mas de todo modo quero dizer que aqdoro seus comentarios e seu blog está show!

    ReplyDelete
  4. Igualzinho aos ônibus daqui! =p

    ReplyDelete
  5. Sobre o confiavel: southern rail, circle, capital connection. Sao cheio de problemas, fora que nos fim de semana sempre ha desculpa para bloquearem tudo... #desabafo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Na verdade Southern Rail e Capital Connection sao trens e nao metro. Quanto aos finais de semana acredito que sejam os melhores dias para que eles possam fazer manutencoes, afetando menos usuarios. E sempre que tem as manutencoes eles oferecerem os "replacement buses" para suprir a falta do metro. Acho que em geral o metro aqui dificilmente da problema.

      Delete
  6. Thais, isso de deixar o lado esquerdo livre é básico. Aqui em SP faço o mesmo quando estou com pressa. Muitas pessoas tb fazem, mas ainda há muitos pedestres que não se tocam e se mantém à esquerda e ficam parados e olham com cara feia quando alguém se aproxima para ultrapassar. Mesmo podendo ir pro lado, essas pessoas folgadas e mal educadas não mudam pra direita livre. Eu me irrito todo o santo dia. E quando estou com alguém e a pessoa está comigo conversando e não estamos com pressa, caso ela fique à esquerda, eu falo pra ficar à direita.

    ReplyDelete