Tuesday, 15 March 2016

Rodovia de Bicicletas em Londres

Boris Johnson, atual prefeito de Londres (seu mandato encerrará  em Maio 2016), é um ciclista entusiasta. Acho que todos vocês já devem ter visto fotos ou videos do prefeito descabelado, pedalando por ai, inclusive para ir ao trabalho.

Boris Jonhson a caminho do trabalho. Foto: The Times
Foi durante o seu mandato que o, bem sucedido, sistema de bicicletas compartilhadas em Londres foi implantado. E por causa disso, a população carinhosamente apelidou essas bicicletas de "Boris Bikes".

Boris Johnson com as "Boris Bikes" - Foto: The Guardian

Ja era sabido que um dos legados que ele deixaria para a população seria o investimento nas construções de ciclovias e ciclofaixas. E como residente, eu posso confirmar que realmente nos últimos anos foram feitas muitas melhorias nesse sentido. Vários trechos de ciclovias foram inaugurados ou reformados, e é nítido o aumento do numero de ciclistas em Londres nos últimos anos.

No começo desse mês o prefeito anunciou que dia 30 de Abril de 2016, poucas semanas antes dele entregar o cargo, ele inaugurará a "East-West London Cycle superhighway". Algo como uma rodovia, só de bicicletas, ligando o leste ao oeste da cidade.




A grande ciclovia, com 12 milhas de extensão (quase 20km), será segregada das ruas normais, com faixas exclusivas, completamente separadas, só para os ciclistas ou em ruas com pouco trafego de veículos. A nova proposta oferece maior segurança para os ciclistas que antes teriam que disputar seu espaço na rua com carros, ônibus e caminhões.


O trajeto da nova ciclovia ligará Barking, Canary Wharf e Tower Hill ate Westminster. Ou seja, turistas também serão beneficiados. Ja pensou fazer um passeio de bicicleta saindo da Torre de Londres e indo ate o Parlamento?
E ate o final de Outubro de 2016 a proposta é "esticar" a ciclovia ate o Hyde Park. Ja pensou que maravilha? Ver grandes pontos turisticos de Londres, de bike, e ainda por cima terminar o passeio num dos maiores parques de Londres.



Apesar de alguns protestos, principalmente das associações de taxistas e alguns empresários, a maior parte da população (mesmo os não-ciclistas) era a favor do projeto, pois ele representaria uma cidade mais limpa, segura e verde.

Em Novembro do ano passado uma ciclovia, também segregada das ruas, foi inaugurada na região de Vauxhall, sul de Londres. Pesquisas confirmaram que houve um aumento de 73% no numero de ciclistas usando essa rota, mais segura por ser separada do transito. Espera-se que a nova "rodovia" também atinja o mesmo sucesso. Eu mal posso esperar pra experimentar!

E se você quiser fazer um passeio de bike, acompanhado de uma guia brasileira em Londres, é só entrar em contato comigo! :)


No comments:

Post a comment