Sunday, 25 November 2012

Afternoon tea - Chá da tarde

Apesar de associarmos o costume de beber chá aos os ingleses, a responsável pela popularização da bebida na Inglaterra foi na verdade a portuguesa Catarina de Bragança, esposa do Rei Charles II, durante 1660.
Nessa época Portugal já tinha adotado a bebida e é sabido que quando Catarina casou-se com o Rei Charles II, em 1662, trouxe com ela uma caixa de chá, introduzindo assim o costume de beber chá à sociedade inglesa.
Catarina de Bragança

Entretanto, o costume do chá da tarde só apareceu muito depois, por volta de 1840. É creditado à Anna, a sétima Duquesa de Bedford, a introdução do chá da tarde na Inglaterra. A Duquesa sempre se queixava da fome que sentia à tarde, por volta das 16:00, já que o jantar em sua casa era servido apenas as 20:00, deixando assim um espaço muito longo entre o almoço e o jantar. Ela reclamava de "having that sinking feeling" (algo como ter a sensação de estar afundando) durante esse horário.
Então ela começou a pedir que todas as tardes fosse levado ao ser quarto uma bandeja de chá, pão e manteiga e um bolo. Isso acabou virando hábito e ela passou a convidar amigas para lhe fazer companhia.
Dessa forma, a pausa para o chá da tarde passou a ser visto como um evento social elegante.

A elegância do clássico chá da tarde.
O chá da tarde tradicional consiste em sanduíches (principalmente os recheados com pepino), "scones" (uma espécie de bolo individual) servidos com creme e geléias além de folheados. E é claro, o chá!


Típica bandeja de um chá da tarde.


Scones com geléia e creme.

Hoje em dia os Ingleses raramente tomam o chá da tarde completo. Ele é visto como luxo e é apreciado apenas em ocasiões especiais. O costume de tomar chá ainda é diário mas sem tanta pompa. Normalmente é servido apenas uma caneca de chá, acompanhada de um biscoito.

Pra quem quer experimentar o famoso chá da tarde inglês, vários hotéis oferecem esse serviço com todo luxo. O mais famoso deles sendo o do Ritz Hotel. Outras opções também bem tradicionais são: Dorchester Hotel, Savoy e Claridges Hotel.

Salão onde é servido o chá da tarde do Ritz. Lindo!

Pra quem não quer pagar os olhos da cara por um chá e sanduíches recomendo o do Kensington Palace.

Se decidir encarar essa aventura, lembre-se que há etiquetas e normas a serem seguidas. Elas são:


  • cumprimento ou aperto de mão
  • Depois de sentar, coloque a bolsa no seu colo ou atrás de você
  • O guardanapo deve ser colocado no colo. Caso se ausente da mesa, coloque o guardanapo temporariamente na sua cadeira
  • O açúcar deve ser colocado primeiro, seguido do chá e do leite. 
  • Quando "atacar" a bandeja comece pelos itens salgados, seguidos pelos scones e termine com os itens doces.
  • Os scones devem ser partidos na horizontal e o creme deve ser colocado no prato. Com a faca coloque o creme em cada pedaço.
  • A colher deve ficar atrás da xícara e nunca dentro dela.
  • Não levante o mindinho quando segurar a xícara.
  • Deve-se olhar pra dentro da xícara quando estiver bebendo e nunca por cima dela.

Frescuras à parte o chá é parte fundamental do dia-a-dia do Britânico.

No comments:

Post a Comment