Tuesday 26 June 2012

Shakespeare's Globe

Geralmente "desprezado" nos roteiros tradicionais de Londres o Shakespeare's Globe está no topo, ou quase topo, da minha lista de lugares mais legais da capital inglesa. 

Apesar de não ser de fato o local onde Shakespeare foi consagrado (o original foi destruido em 1613 depois de um incêndio durante a produção de Henry VIII) o Globe, como eh popularmente conhecido, é uma reconstrução do original. Ele fica localizado ao sul do rio Tamisa, logo ao lado do Tate Modern.
Além da arquitetura recriada do teatro original assistir uma peça lá é quase como uma viagem ao passado. O início da apresentação é sempre anunciado com o tradicional toque de um sino, os funcionários que ficam dentro da arena usam roupas de época (século 15) e a cada intervalo, entre cada ato, uma banda entra, lado a lado com os espectadores, tocando musicas instrumentais usando instrumentos como a gaita de fole e, por um momento, voce sente que viajou no tempo e que está ali, vendo e ouvindo aquilo como nos tempos do Shakespeare. E a ideia é exatamente essa. 

A foto abaixo foi da produção de Romeu e Julieta, do projecto "Globe around the globe", quando todas as peças do Shakespeare foram encenadas em outras línguas e eu tive a alegria de assistir Romeu e Julieta em português, encenado pelo excelente Grupo Galpão, de Minas Gerais.



Ingressos podem ser comprados por £5 (a partir de), sendo os mais baratos reservados pra quem quer assistir a peça em pé. A desvantagem é que as peças são longas e pode ser cansativo ficar de pé, mas ao mesmo tempo quem fica nesse local está mais perto do palco e tem a chance de interagir com os atores, o que acontece quase sempre. 

Recomendo a visita!

Site oficial: http://www.shakespearesglobe.com/

9 comments:

  1. Adorei Thais! Vou acompanhar demais!! Bjss

    ReplyDelete
  2. Esse é o site que eu vou usar pra fazer o meu roteiro, hein? Manda brasa, guia...

    ReplyDelete
  3. Vicky Nóbrega26 June 2012 at 12:52

    Adorei Thais! Principalmente por ter começado falando sobre um dos lugares que tenho enorme curiosidade em conhecer por ai. Adorei! Beijos! Vicky.

    ReplyDelete
  4. Valeu, povo! :)

    ReplyDelete
  5. Valeu filha o texto ta muito bom

    ReplyDelete
  6. Quase não consigo te parabenizar e dizer como estou orgulhosa!

    ReplyDelete
  7. valeu thais em londres sua tia mais linda

    ReplyDelete
  8. Daniel França28 June 2012 at 20:45

    Ta aí, dicas pra quem quer ir a Londres e sair um pouco do roteiro básico de turismo, certeza que virão mais dicas legais por aí... Valeu Tatá Bjos.

    ReplyDelete
  9. gata londrina, recomendo demais teus serviços como guia!!! contigo encontramos até um golfinho nadando ali em camden, perto de uma ponte, lembra? haha. londres foi mais bonita porque a conheci contigo... um beijo,
    adorei a ideia del blog.

    ReplyDelete