Wednesday 16 October 2013

Postman's Park - um recanto no meio da City

Esse parque é tao pequenininho que mais parece um jardim do que um parque.



Ele fica pertinho da St Paul's Cathedral, rodeado de escritórios. Durante a hora do almoço é difícil achar um lugar pra sentar por la, o gramado e os bancos ficam lotados de profissionais à procura de um refugio da loucura da City. O parque é quase um oásis verde em meio ao cinza dos prédios que o cercam.



O nome do parque (Postman's Park - Parque dos Carteiros) é devido à sua grande popularidade com os funcionários do escritório dos correios que fica ali perto. O parque é bem pequeno, conta apenas com uma fonte, poucos bancos e um gramado.


Mas pra mim o ponto alto do parque é o "Watts memorial", construído em 1900 por um pintor e filantropo chamado GF Watts.




Watts era um socialista radical, que simpatizava com as terríveis condições de vida da classe pobre. Em 1887 ele escreveu ao Times propondo que fosse construído um parque em comemoração ao Jubileu de Ouro da Rainha Victoria. Um parque onde homens e mulheres comuns que fizeram atos heroicos, arriscando as próprias vidas para salvar outros, fossem homenageados. E assim surgiu a galeria Watts, dentro do Postman's Park.





A galeria é decorada com placas com nomes dos heróis desconhecidos, descrevendo os seus atos de coragem e especificando o local e a data do acontecimento.As historias são muito comoventes e é impossível não se emocionar. Muitos deles arriscaram a própria vida em incêndios, afogamentos, atropelamentos, para salvar pessoas completamente estranhas. Abaixo estão as minhas placas favoritas:

Surpreendido por um trem quando estava calibrando os trilhos, Daniel morreu ao tentar arremessar o seu amigo para longe dos trilhos.

Robert Wright salvou uma mulher de um incêndio mesmo sabendo que eles estocavam petróleo no porão da casa. Uma explosão aconteceu e o matou. 

Frederick salvou uma mulher lunática de um suicido numa estacão de metro mas acabou sendo atropelado pelo trem

Edmund pulou no rio Tamisa para salvar uma criança e acabou morrendo afogado.

Morreu afogado ao tentar salvar seu irmão depois de ele próprio ter sido resgatado.

Em 2004 o parque ganhou notoriedade com a estreia do filme Closer: Perto Demais. No filme a personagem Alice Ayres, interpretada por Natalie Portman, inventou seu nome e identidade baseada numa das placas do Postman's Park que ela havia lido no dia do seu primeiro encontro com Dan Woolf, vivido por Jude Law, no inicio do filme.

Jude Law e Natalie Portman no Postman's Park

Salvou 3 criancas de uma casa em chamas, o que custou a sua própria vida.

O parque fica a poucos metros da estacão de St Paul's (mapa abaixo) e pertinho do Museu de Londres. Vale a pena a visita. Quem sabe almoçar por la depois de um passeio pela catedral ou pelo museu?




No comments:

Post a Comment