Friday 11 October 2013

10 mandamentos do turista brasileiro em Londres - Revista Veja

Achei essa matéria no site da Veja sobre os 10 mandamentos do turista brasileiro em Londres e achei super bacana. Ela é um pouco antiga (de 2012) mas ainda é muito valida.

1. Serás pontual:  Não é mito: em Londres as pessoas são pontuais e esperam que você também seja. Pequenos atrasos são toleráveis, mas lembre-se de sempre avisar com antecedência. Se o site informa que o trem sai às 8:47, significa que ele sairá às 8:47.




2. Usarás “excuse me”, “sorry”, “please” e “thank you” à exaustão: E ouvirás bastante também. Os britânicos podem não ser o povo mais caloroso do mundo, mas são extremamente educados e prestativos. Não custa nada retribuir com um pouco de gentileza.

3. Evitarás abraçar estranhos: Achou estranho esse mandamento? Por aqui as pessoas não estão acostumadas a ter contato físico com quem não se tem intimidade. Ao ser apresentado a alguém, um aperto de mão é uma opção segura para evitar constrangimentos.


4. Tomarás cuidado com teus pertences: Não se iluda: furtos também acontecem em Londres – smartphones são objetos bem cobiçados em pubs e casas noturnas. A diferença é a honestidade dos estabelecimentos, que colocam placas avisando que ladrões costumam agir no local.

5. Não deixarás tua mala ou mochila sozinha por aí: O perigo não é de furto, mas de dar início a uma megaoperação policial – e de ter sua bagagem detonada por precaução. Os atentados do IRA até os anos 90 e da Al Qaeda em 2005 fizeram de Londres uma cidade em constante alerta contra potenciais ameaças terroristas.

6. Andarás com protetor solar e guarda-chuva: O verão londrino é imprevisível: em dois dias, a insistente chuva e os 15°C deram lugar a um céu ensolarado e 27°C. Prepare-se para viver todas as estações do ano em um só dia (ao menos o que entendemos por estações do ano no Brasil).



7. Usarás o transporte público:  Em Londres, faça como os londrinos. Use e abuse do eficiente sistema de transporte da cidade. O metrô é parte importante da cultura da cidade, e uma volta em um ônibus double decker equivale a um passeio turístico. O preço proibitivo dos táxis ajudará a convencê-lo.



8. Não tentarás usar o jeitinho brasileiro: E se tentar, não se surpreenda com a resposta negativa. Com raras exceções, aqui não há espaço para improviso ou quebra de regras. Em hipótese alguma tente subornar um policial em Londres. Aliás, por favor, não faça isso também no Brasil.


9. Jantarás cedo:  Grande parte dos pubs e restaurantes param de servir comida às 22 horas – e não espere que os garçons passem pelas mesas avisando, ou que estejam dispostos a abrir exceções. Procure sempre saber os horários de funcionamento para evitar surpresas.

10. Não falarás barbaridades em português pelas ruas: Não se engane, há brasileiros e lusófonos por todas as partes, sejam turistas ou residentes. Portanto, não diga nada em público que você não diria no Brasil.

E vocês, acrescentariam mais algum mandamento?

Pra quem já aprendeu, que tal contratar os serviços de uma guia brasileira em Londres para te acompanhar nessa viagem, para que você não perca um detalhe dessa cidade incrível?

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/olimpiadas/diario-olimpico/os-dez-mandamentos-do-turista-brasileiro-em-londres/

3 comments:

  1. Eu estive em Londres ontem e percebi o quão difícil é encontrar banheiros públicos. Quando se encontra um é necessário pagar para utilizá-lo então eu aconselho a quem está pensando em ir que leve consigo moedas, principalmente de pequeno valor. See you!

    ReplyDelete
  2. De extremo mau gosto postar alguém com placa de tattoo e piercing onde tem um trecho falando sobre roubos e furtos!!! Acho que deveria ter mais um ai! "Não terás preconceitos!"

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, estação Londres. Eu mesma tenho tatuagens e adoro abraçar os outros, jamais teria preconceito c uma pessoa que tem tatuagens. Postei a foto pq ele tava com cara de poucos amigos. Desculpa se vc entendeu de outra forma, não era essa a minha intenção.

      Delete