O festival celebra a comunidade LGBT+ londrina com shows de musica ao vivo, exibições de filmes, passeios turísticos pelas regiões mais frequentadas pela comunidade e exposições de arte durante duas semanas, encerrando no dia 8 de Julho com a já tradicional Pride London, a parada gay de Londres.
Eu já presenciei a parada e é incrível. Muita gente, fantasias, a maior diversão! O desfile começa as 1pm e termina as 4pm na Trafalgar Square onde eles tem um palco montado com musica ao vivo. Vale a pena prestigiar.
Mas esse ano eles decidiram fazer uma homenagem LINDA aos grandes personagens da comunidade LGBT+ que viveram em Londres.
Pra quem não sabe, varias casas na cidade são marcadas com as famosas "blue plaques". São placas azuis colocadas em casas e/ou prédios que celebram a ligação daquele lugar com alguma figura histórica.
Para comemorar o Pride Festival, eles resolveram fazer transformações nas placas que homenageiam personagens da comunidade LGBT+ com o projeto Love Lived Here (o amor viveu aqui).
Esses personagens contribuíram enormemente para a historia britânica mas, por conta da época em que viviam, tiveram que esconder ou omitir a sua orientação sexual.
O projeto resolveu trocar as famosas placas azuis por placas nas cores do arco-iris, para celebrar não apenas a contribuição deles pra historia mas também quem eles eram, enquanto indivíduos.
E que, apesar de não ser aceito na época, o amor vivia SIM naqueles locais (Love Lived here).
Achei maravilhosa e justíssima a homenagem e já estou doida pra esbarrar numa plaquinha dessas. Quem ai já viu uma?
Thais Lima
Guia Brasileira em Londres
amei Tha!!
ReplyDelete