Tuesday 14 June 2016

Fatos Curiosos sobre a St Paul's e Christopher Wren

Essa semana eu fiz uns videos no Snapchat (ainda não me segue la? Procura por thaisemlondres) falando sobre umas curiosidades da Catedral de Sao Paulo (St Paul's cathedral) e seu arquiteto Christopher Wren.

Eu tive um feedback super positivo sobre os videos! Como o Snapchat só deixa as historias disponíveis por 24h, eu decidi escrever esse post pra dividir com quem perdeu a minha "transmissão" no dia.


Vou logo avisando que não vai ser um post completinho sobre a catedral, nem uma biografia sobre o seu arquiteto. São só algumas curiosidades pouco comentadas. La vai!

  • Existe uma catedral nesse local desde 604 d.C.
Mas muita coisa aconteceu desde 604 d.C ate os dias de hoje. Ela sofreu um incêndio em 675 d.C e teve que ser reconstruída mas em 961 os Vikings a destruíram novamente. 
Em 1087 um novo incêndio destruiu a catedral, pela 3ª vez. 

  • Em 1642 ela foi muito danificada pois foi usada como estábulo para os cavalos das tropas de Oliver Cromwell. 
Oliver Cromwell era um MP (membro do parlamento) e foi comandante durante a guerra civil, comandando as tropas que derrotaram as forças realistas. Oliver passou então a governar a Inglaterra. 
Depois da morte dele a Inglaterra voltou a ser governada por um Rei, o Rei Charles II. 

Oliver Cromwell

  • Em 1666 Londres sofreu o maior incêndio de todos, conhecido como The Great Fire. 
Esse incêndio destruiu boa parte da cidade incluindo a catedral. 
Depois do incêndio, Charles II, que já conhecia o arquiteto Christopher Wren, o convidou para apresentar um projeto da nova catedral.


Christopher Wren

  • Christopher Wren estudou Ciências e Filosofia na Universidade de Oxford. 
Apesar dessa formação ele era considerado um matemático ou ate mesmo astrônomo. Na época não existia uma formação acadêmica em arquitetura, então os responsáveis pelos projetos eram geralmente bons matemáticos

  • .Wren gastou £600 numa maquete para apresentar seu projeto.
A super maquete de Wren
Wren estava tão determinado a realizar o projeto que ele gastou £600 na construção de uma maquete (a maquete ainda existe!) como uma forma de apresentar melhor sua proposta. No século 17, daria para comprar uma casa com esse mesmo valor.
  • O projeto inicial de Wren foi rejeitado.
Alguns motivos da rejeição foram:

  1. A igreja tinha o formato de uma cruz. E isso era mais associado ao catolicismo e não a uma igreja protestante.
  2. A estrutura não poderia ser construída em etapas. O governo queria que uma parte ficasse pronta o quanto antes para retomarem as atividades da igreja. 
  3. O estilo proposto era muito diferente das igrejas tradicionais inglesas, que tem um estilo mais medieval. A proposta dele era bem mais clássica, tendo sido inspirada nas igrejas da Itália e França, locais que Wren tinha visitado recentemente, 
Wren manteve o formato de cruz. Mas uma cruz alongada
Wren teve que ceder e modificar partes do seu projeto original. Apesar disso a igreja é notavelmente diferente das outras igrejas londrinas, tem um estilo bem mais clássico e uma cúpula que foi inspirada na Basílica de Sao Pedro, em Roma. 

  • O custo da sua construção foi de £1 milhão. O equivalente a £1,5 bilhões, nos dias de hoje. 
  • A catedral ficou pronta em 1710. No dia do aniversario de 76 anos de Wren, seu filho colocou a pedra final da construção. 
 Wren viveu para ver sua obra-prima finalizada, tendo trabalhado mais da metade da sua vida nesse projeto. 

  • Wren morreu aos 91 anos e foi a primeira pessoa a ser enterrada na St Paul's.
Tumulo de Christopher Wren na cripta da catedral

Um tributo muito justo para o "artista" que idealizou e construiu esse sonho.

  • Durante a segunda guerra mundial, a catedral foi alvo de um grande bombardeio.
Apesar dos danos que as bombas fizeram, ela não foi destruída. Inclusive, uma das imagens mais icônicas dos bombardeios em Londres mostra justamente a St Paul's resistindo meio a fumaça e destruição das bombas. 

Linda imagem. St Paul's bela, imponente e resistente!

  • Quando Winston Churchill (primeiro ministro durante a segunda guerra mundial) foi avisado do bombardeio da catedral ele comandou que todos os bombeiros fossem ate a catedral para tentar salva-la. 
Churchill disse "The cathedral MUST be saved" (A catedral tem de ser salva). Ele achava que uma possível destruição desse ícone da arquitetura e religião inglesa abalaria profundamente os cidadãos, Iria afetar a moral dos ingleses durante a guerra.

Até hoje, o fato da catedral ter resistido aos bombardeios é motivo de muito orgulho para eles.
É a lembrança imponente da resistência inglesa frente às adversidades. 

Foto: Reuters


Adoro a historia de Londres e amo dividir com quem também tem interesse. 
E se você quiser fazer um passeio guiado com uma guia brasileira em Londres, é só entrar em contato comigo! 

1 comment:

  1. Adorei aprender um pouco mais da história desse povo e pais que eu tanto admiro. E quando a informante é minha filha, melhor ainda.

    ReplyDelete