Monday 29 October 2012

Guy Fawkes Night ou Bonfire Night

Todo dia 5 de Novembro é comemorado aqui na Inglaterra a "noite de Guy Fawkes". Guy Fawkes nasceu em York, Inglaterra e ficou órfão de pai muito novo, aos 8 anos de idade. Sua mãe acabou casando novamente com um homem que era muito ligado à igreja católica. Dizem que vem daí o envolvimento de Guy Fawkes com o catolicismo.

Guy Fawkes

Em 1604 ele se envolveu com um grupo, chamado de "Gunpowder plot" (conspiração da pólvora) que planejava matar o Rei James, que era protestante, e substituí-lo pela Princesa Elizabeth. Elizabeth era filha do Rei James, terceira na linha de sucessão, e simpatizava com os católicos. 
Os membros da conspiração conseguiram alugar uma galeria subterrânea abaixo da "House of Lords", que é uma parte do prédio do Parlamento Inglês. Guy Fawkes ficou encarregado da pólvora que era estocada la. O plano era explodir o prédio no dia da sessão de abertura do parlamento, que é o único dia  em que o monarca está presente.
Dizem que alguns membros da própria conspiração não estavam satisfeitos com o plano pois isso significaria que os católicos presentes no parlamento também perderiam a vida. Reza a lenda que as autoridades acabarem recebendo uma carta anônima, avisando da conspiração. 
Na madrugada do dia 5 de Novembro de 1605 as autoridades vasculharam a Casa do Parlamento e encontraram Guy Fawkes, junto dos explosivos.
Durante os dias seguintes ele foi questionado e torturado, resistindo bravamente e ganhando até a admiração do rei James por sua coragem. Eventualmente ele cedeu, entregou seus parceiros e confessou o plano.
Com a descoberta, o rei permitiu que o povo celebrasse o fato dele ter sobrevivido com fogueiras e fogos de artifício contanto que não houvesse perigo ou desordem. É comum também queimar o boneco do Guy Fawkes, assim como fazemos com o Judas no Brasil. 

Guy Fawkes se preparando pra virar carvão!
E assim é feito até hoje! Todo dia 5 de Novembro, ou no fim de semana que antecede o dia 5, o povo vai as ruas comemorar, ver os fogos de artifício, os pais levam as crianças e apesar do frio a noite é muito animada. Nos locais onde é celebrado, geralmente nos parques da cidade, o povo monta barraquinhas de comida e bebida e é tradicional tomar o vinho quente. É o dia de comemorar a vida do monarca e é também tido como um dia anti-católico.

Guy Fawkes night, também chamada de Bonfire Night.



Pra quem mora em Londres e tá afim de comemorar Guy Fawkes night, segue os links com dicas de lugares. 
http://www.timeout.com/london/things-to-do/bonfire-night-fireworks-displays-in-london

http://www.viewlondon.co.uk/london-fireworks-displays.aspx

3 comments:

  1. Thais Lima é uma garota muito sensivel que escreve super bem.É objetiva, tem escrita enxuta e se detem apenas nos detalhes interessantes. Parabens pela escolha dos temas escolhidos.

    ReplyDelete