Wednesday 12 September 2012

Depressão Pós-olímpica

Uma das primeiras lembranças que tenho quando criança é a final do vôlei masculino nas Olimpiadas de Barcelona 92. Naquela época não tínhamos tradição nenhuma e quando fomos campeões, derrotando a Holanda, lembro como se fosse hoje do meu pai, um APAIXONADO por voleibol, chorando, emocionado com a grande feito dos "meninos de ouro". Acho que a minha fascinação pelos jogos olímpicos vem daí. Pra mim, os jogos celebram o que há de melhor no ser humano: o companheirismo, disciplina, o "fair play", a dedicação e luta para alcançar um objetivo. Qualidades cada vez mais escassas em épocas de culto à BBBs, celebridades e afins.

No ano que cheguei aqui, em 2005, foi anunciado que Londres seria a sede dos jogos de 2012. Foram 7 anos de preparação desde o anuncio até o início dos jogos. Todos diziam que a cidade não estava pronta, não tinha estrutura, não estava preparada para o fluxo extra de visitantes, o transporte ia ser caótico, ingressos caros e escassos, insegurança, enfim, nada ia dar certo. E assim, contrariando todas as previsões deu tudo certo.

As arenas foram construídas dentro do prazo e abaixo do orçamento, o transporte deu conta do recado, os ingressos (pra quem se programou com antecedência) eram muitos, para todos os bolsos e as forças armadas fizeram a segurança. 

Arena do hipismo em Greenwich - a mais bonita.

Mas as grandes estrelas dessas olimpíadas foram os voluntários, ou "games-makers"como eles chamam. Foram 70 mil, selecionados entre 240 mil candidatos. Sempre com sorriso no rosto e disposição para ajudar, eles foram a melhor surpresa dos jogos. 

A cidade estava em festa, não se falava de outro assunto nos trabalhos, no metrô. O povo patriota exibindo suas bandeiras, orgulhosos de serem britânicos. Parecia até Brasil em ano de Copa do Mundo. Foi realmente um privilégio ter curtido esses dias aqui.




Ontem a festa foi encerrada oficialmente, com o desfile dos atletas. Até o sol saiu para se despedir dos mais novos heróis, que cumpriram com maestria a logo desses jogos: "inspire uma geração".

Jessica Ennis - a mais nova namoradinha da nação

Hoje o dia já amanheceu mais frio, as notícias de violência e celebridades voltaram a popular os jornais. É vida que segue. Estamos todos entregues à depressão pós-olímpica! Que venha Rio 2016!


6 comments:

  1. imagino a cidade com uma sensação de pós-carnaval... um beijo em ti, gata atleta. saudade.

    ReplyDelete
  2. Que maravilha de texto. Senti as olimpíadas como se estivesse aî em Londres. Filha vc está de parabéns e eu aqui orgulhosamente a mãe mais emocionada e coruja. Te amo e te admiro.

    ReplyDelete
  3. Filha , como vc escreve lindo !! Me emociono e me orgulho ao ler seus textos no qual retrata toda sua SENSIBILIDADE que é impar!! Gostaria de poder escrever realmente o que sinto , infelizmente não não tenho este seu dom !! Beijos de pai fã e apaixonado!

    ReplyDelete
  4. Que texto lindo, me teletransportou para Londres e me fez sentir tudo o que você dizia, a cada palavra. O blog está lindo. Sério mesmo! A matéria dos custos da família foi incrível, já repeti para um monte de gente por aí.
    Quero saber mais, vai, conta!

    www.catwalkshow.com.br

    ReplyDelete
  5. Vc exprime mto bem seus sentimentos, realmente nos faz sentir como se estivessemos no lugar!!!! Parabens!!!! Bjs

    ReplyDelete