Essa semana começou o torneio de tênis mais antigo e charmoso do mundo. Wimbledon acontece todos os anos no verão, durante 2 semanas, no The All England Lawn Tennis Club (AELTC).
Na entrada do museu de Wimbledon: "Eles agem como se tivessem o maior torneio do mundo. E eles têm. Esse é "O Torneio". Pete Sampras |
O clube foi fundado em 1868 e, apesar de na televisão mostrarem apenas as 2 quadras principais (quadra central e número 1), o clube possui um total de 19 quadras de grama e um imenso espaço interno com restaurantes, bares, museu e também um morro coberto de grama onde os espectadores assistem os principais jogos através de um telão. Esse morro é popularmente chamado de " Henman Hill", em homenagem ao tenista Tim Henman que foi o ultimo britânico a chegar nas semifinais do campeonato. Atualmente a mídia vem tentando mudar o nome do morro para "Murray Hill" sem muito sucesso, talvez pela falta de carisma do tenista escocês, atual numero 4 do mundo.
"Henman Hill" em dia de jogo |
Uma curiosidade é que as 2 quadras principais são usadas somente durante as semanas do torneio. Durante o resto do ano elas são apenas preparadas para o próximo campeonato.
Quadra central recebendo sua dose diária de "sol" durante o inverno para ficar perfeita no verão. |
Conseguir um ingresso é difícil, já que boa parte deles é dedicada aos membros do clube. Porém, todos os dias durante o evento, a bilheteria abre e vende alguns ingressos para o dia para quem chegar primeiro. É comum ver pessoas acampando na área gramada próxima à entrada para garantirem as primeiras vagas na fila. O ingresso básico é barato e dá acesso à entrada ao clube e às quadras 3 a 19. Ingressos para quadra central e número 1 podem custar mais de mil libras e são difíceis de encontrar.
Uma vez dentro do complexo é tradicional comer morangos com creme e beber Pimms, bebida típica do verão inglês.
Pra quem gosta de tenis, e esporte em geral, recomendo a visita guiada ao complexo e museu. O clube é muito bonito, tem muita pompa e tradição, e é interessante ver ao vivo o que você ja viu inúmeras vezes na televisão. O único ponto negativo da visita é que não dá acesso aos vestiários e à area que os jogadores caminham até chegar na quadra central. O clube tem também uma lojinha que vende lembrancinhas e souvenirs lindos, mas o preço é um pouco salgado.
Peças do museu de Wimbledon. Lindas! |